Uma receita fácil para você fazer em casa com as crianças. Usando água, vinagre, farinha e corantes alimentícios você faz tinta para suas crianças criarem suas artes. E o melhor de tudo é deixar as crianças se envolverem na produção, dependendo da idade das suas crianças é possível que eles façam sozinhos, claro que sua supervisão é importante, afinal a mistura vai ao fogo. Uma sugestão para os dias de tédio das crianças ou aqueles dias de férias que eles estão sem o que fazer, essa ideia pode ser bem válida. Eles criam suas próprias tintas e depois passam um tempão criando, desenhando e pintando!!!
Acompanhe aqui o passo a passo para fazer tinta de farinha em casa. Esse tutorial foi feito pela Sofia de 9 anos.
Você vai precisar de: 1 litro de água, 1 xícara de farinha de trigo e 3 colheres de vinagre e também corantes alimentícios líquido.
Coloque a água em uma panela.
Em seguida coloque a farinha e misture bem, tomando cuidado para não embolar.
Vá mexendo em fogo baixo até virar um mingau mole.
Depois que virar um mingau ralo, você transfere para uma tigela e deixe esfriar. Adicione o vinagre quando já estiver frio e mexa bem.
Coloque em potinhos individuais. Usamos potes de maionese que guardamos sempre. Aproveite para reaproveitar seus potinhos.
Pingue algumas gotas do corante na tinta.
Misture bem e a tinta já vai ficar colorida.
Aqui colocamos corantes das cores primárias, lembrem de misturar as cores primárias para atingir as cores secundárias…Lembram?
E aí é só começar a pintar… A tinta fica com aspecto de aquarela e dá para as crianças se divertirem pintando vários desenhos!
UPDATE: Depois de uns dias eu guardei a tinta em potes fechados, mas não recomendo. Em 10 dias elas estavam todas mofadas, mesmo usando o vinagre. Portanto aconselho fazer somente o que for usar no dia.
Vale a pena fazer tinta em casa, além de ecológico e barato, você ainda passa um tempinho com seus pimpolhos, fazendo coisas divertidas e ensinando novidades! Se as crianças são bem pequenas, vale introduzir o mundo da arte para eles, já que a tinta não é tóxica, e até o bebezões podem pintar!
Adorei a dica
ResponderExcluirUm super beijo
ladorosadomundo.blogspot.com.br